Existem três tipos de básicos mais comuns de programas para deficientes visuais usarem. São eles:
Leitores de tela.
Os leitores de tela são programas criados para reproduzir em voz tudo que está sendo mostrado no vídeo do computador, além de transformarem também em voz o que se digita (o computador soletra os caracteres digitados).
Matéria referente a acessibilidade proposta por um programa leitor de tela (DOSVOX).
Ampliadores de tela.
São os programas utilizados por pessoas que ainda tem algum resquício de visão. Os chamados portadores de visão subnormal. Estas pessoas, mesmo enxergando, têm dificuldade em distinguir as letras e figuras que aparecem na tela do computador. O papel de um programa ampliador de tela é justamente tornar maior, e por consequência mais visível, as figuras e letras que estão no monitor.
Ambientes diferenciados.
Ambientes diferenciados.
São os programas desenvolvidos num ambiente totalmente adaptado aos cegos. Não se trata de leitura de tela de um sistema convencional, e sim de um outro programa, que executa uma determinada tarefa, e que foi escrito especificamente para o uso de quem não enxerga. Ele apresenta um número grande de aplicativos, como processador de texto próprio, calculadora, leitor de textos, browser de internet, correio eletrônico, navegador, programa de bate papo, gerenciador de arquivos, impressor braille ou em tinta, etc.
Compartilhando conhecimento:
Cite e descreva exemplo de algum software utilizado para auxiliar na acessibilidade.
*O programa pode ou não se enquadrar nos modelos acima.
Deixe seu comentário exemplificando.
O DOSVOX é um software gratuito desenvolvido pela UFRJ para auxiliar deficientes visuais no uso das ferramentas do computador. Ele funciona com síntese de voz tendo como idioma padrão o Português. Este programa busca outra abordagem no quesito de interação com o usuário. Ao invés de simplesmente ler os textos, ele busca efetuar diálogos e a maior parte de seu conteúdo foi gravado com voz humana, o que proporciona uma utilização mais leve e descontraída, mesmo que durante um longo período de tempo.
ResponderExcluirEzequiel Morais.